O que é Sisu: Quem pode participar, data de inscrição e mais!

Dentre os diversos programas que são possíveis para estudantes, alguns ganham destaque por representar boas vantagens para certos segmentos de pessoas. Dentre eles podemos citar o Sisu, Prouni e outros.

A natureza desses programas é tentar unir um aluno a uma instituição, podendo ser universidade de ensino particular ou pública (nas particulares oferecendo bolsas), assim sendo, fica mais fácil conseguir aquela vaga tão almejada.

Para que não fique nenhuma dúvida, vamos conhecer um pouco mais sobre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e como este programa pode ajudar você!

Quem pode participar?

Bem, a faculdade dos sonhos é algo que todo estudante busca, mas não é possível para todos entrar em certos locais.

Apesar da grande maioria dos estudantes possuírem a opção de entrar em escolas públicas, mesmo que tenham condições financeiras para arcar com um particular, nem sempre essa é uma rota viável por conta de certos fatores.

Primeiramente é importante possuir uma boa nota no Enem, portanto, esse exame deve ser feito no final do ensino médio, ou em período após. É necessário obter também uma nota na redação maior que zero, caso não aconteça o estudante automaticamente não será aceito no programa.

Cada ano é oferecido certas vagas, mas elas são bem concorridas, visto a grande quantidade de pessoas que desejam estar em alguma faculdade pública.

Visto isto, é possível que sua vaga não seja garantida, mas pode continuar tentando nos próximos anos, lembrando que cada instituição pode usar critérios próprios para decidir quem entra e quem sai, por isso as notas diferentes podem gerar resultados diferentes para a instituição.

Em que época do ano posso me inscrever no Sisu?

O Exame do ensino médio é feito ao final do ano, portanto só será possível saber se passou em alguma faculdade com o Sisu no próximo ano, mas não se preocupe, será informado sobre.

Data de inscrição

De acordo com sua nota e a instituição que aceitou o ingresso pode ser feito muito rapidamente, é claro, terá que se apresentar na instituição, mas nada que custe muito tempo. Fique ligado na sisu data de inscrição e esteja preparado com documentos pessoais: RG, CPF e afins.

Existe também a possibilidade de ter entrado na faculdade com cotas, por esse motivo é importante que leve algum comprovante de renda ou residência.

De maneira geral é um dos primeiros processos a acontecer, depois algumas instituições se baseiam no Prouni e outros para facilitar ainda mais tudo, oferecendo então vagas em ensino particular.

Possui muita concorrência?

A concorrência no processo é um pouco grande, visto a grande quantidade de estudantes que escolhem estudar em uma escola de ensino público. Nesse momento até mesmo quem estudou na rede particular durante muito tempo acaba se interessando por aquela dinâmica que só as instituições do Sisu possuem, e porquê?

Para início de conversa, quem entra na universidade federal geralmente conta com maior destaque no mercado, oferecendo para muitas intuições destaque sobre outros profissionais. Como dito, é mais concorrido muitos cursos, por isso essa “recompensa”.

O que é o Sisu

Sisu, ou sistema de seleção unificada, é um dos mecanismos do ministério da educação mais utilizados para quem busca entrar em instituições de ensino público. Oferece vagas para um grupo seleto de pessoas.

data de inscrição

Como dito anteriormente, a maioria das vagas é destinada para pessoas que concluíram o ensino médio e se destacaram na nota do Enem. O Sisu é um sistema muito interessante, oferecem diversos benefícios para os estudantes que desejam estar em uma faculdade boa.

Primeiramente poderá contar com a gratuidade da mesma (deixando claro também que apenas estudantes que entraram pelo Sisu, podem fazer universidade pública). Depois é possível conseguir alguns bônus conforme sua situação financeira se manifestar.

A maioria das faculdades federais oferecem até mesmo material de forma gratuita. Isso é algo bem estimulante, portanto, caso decida seguir esse caminho pode te ajudar bastante a conseguir uma boa nota no Enem.

Como já dito, em certos momentos a nota precisa ser muito alta para entrar em certo curso. Não acontece como no Prouni, que até mesmo notas com média de 450 podem ser utilizadas.